Notícias

Presidente Lula visita Minas Novas-MG e anuncia avanços na educação quilombola e do campo

Ele participou do encerramento do Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste e destacou políticas de inclusão; a cidade abriga a Obra Promocional Salesiana, referência em ação socioeducativa no Vale do Jequitinhonha.

Minas Novas-MG, 24 de julho de 2025 - A cidade de Minas Novas recebeu na última quinta-feira (24) o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o encerramento do I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste (EREEQ-SE). O evento, realizado no Parque de Eventos e Exposições, marcou um importante momento de escuta, reconhecimento e anúncio de políticas públicas voltadas à valorização da educação e da diversidade cultural brasileira.

O Presidente foi recebido por autoridades, representantes de comunidades quilombolas e indígenas, movimentos sociais e pela população local, que lotou o espaço do evento. Em seu discurso, Lula ressaltou o papel transformador da educação e homenageou a força do povo do Vale do Jequitinhonha. “Esta região representa resistência, resiliência e competência. Estamos aqui para reconhecer os saberes do povo e valorizar quem constrói esta cidade com suas próprias mãos, de sol a sol”, afirmou.

Durante a cerimônia, foram anunciadas ações estruturantes, como a criação do Programa Escola Nacional Nego Bispo, que valoriza os saberes tradicionais na formação acadêmica, e a implantação da moradia estudantil do Campus Quilombo. Além disso, Lula assinou duas importantes portarias: a que institui a Política Nacional de Educação Escolar Indígena e a que estabelece a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo). Ambas reforçam o compromisso com uma educação inclusiva, bilíngue, contextualizada e conectada com os territórios e suas realidades. Destaque também para a construção do primeiro Campus Quilombo do Instituto Federal do Norte de Minas. O lançamento da pedra fundamental da unidade, orçada em R$25 milhões, foi feito por Lula em 28 de junho deste ano.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que “a educação é o caminho mais potente para transformar o Brasil” e que os investimentos são um reconhecimento às comunidades que “há décadas vêm lutando por políticas públicas justas”.



Obra Promocional Salesiana: presença histórica e missão transformadora

Minas Novas também é lar de uma importante iniciativa social: a Obra Promocional Salesiana, fundada em 1974 e inspirada nos ideais filantrópicos e educativos das Filhas de Maria Auxiliadora. A instituição, sem fins lucrativos, atua há mais de 50 anos na promoção da vida, com foco em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, a Obra atende cerca de 250 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em oficinas socioeducativas, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As atividades são pautadas pela promoção dos direitos humanos, fortalecimento da família e construção de protagonismo juvenil, em consonância com os princípios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A missão da instituição, iniciada pela Irmã Anna Maria Ortelli - que aparece nas fotos com o Presidente - segue viva e comprometida com o cuidado, a educação e a formação integral dos jovens da região. Seu trabalho é reconhecido pelos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente, reforçando sua importância como parte ativa da rede de proteção social do município.

De acordo com a Irmã Maria Isabel, atual Diretora da OPS, “Lula e Irmã Anna Maria representam, verdadeiramente, o povo, aquele povo mais vulnerável! Aquele povo que nunca deixou de ser lembrado e incluído em Projetos Sociais que garantem diretos e autonomia. Viva aqueles que se dedicam a cuidar da vida!.”



Compromisso com o futuro

A visita do presidente Lula a Minas Novas não apenas colocou o município no centro das discussões nacionais sobre educação e inclusão, como também reforçou o valor de instituições como a Obra Promocional Salesiana, que há décadas contribuem com a transformação social do território.

Ao unir políticas públicas, participação popular e ações de base comunitária, Minas Novas reafirma seu papel como exemplo de resistência, esperança e construção de um futuro mais justo e igualitário.

- - - - - - - - - - - - - - 

Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

Fotos: Ricardo Stuckert / PR 

Presidente Lula visita Minas Novas-MG e anuncia avanços na educação quilombola e do campo (10 Fotos)