Nos dias 23 e 24 de julho, a equipe técnica da obra social Vill’agindo para ser feliz, preparou período de formação continuada para toda a equipe de educadores.
Entendendo que o foco deve estar no público atendido e suas demandas, conhecendo as necessidades deste e compreendendo a importância de um bom acolhimento e desenvolvimento de propostas mais assertivas, a equipe técnica trouxe como temas para formação: Transtornos do neurodesenvolvimento, Identidade Carismática e o perfil pedagógico Salesiano, SUAS: Sistema único de Assistência social e o 3º setor visando levar à compreensão, cada educador, sobre as políticas de atendimento, assegurando conhecimento e um trabalho efetivo na promoção e garantia de direitos como fornecer aos participantes conhecimentos sobre cada assunto desenvolvido.
A capacitação foi realizada através de uma combinação de vivência, palestras e discussões em grupo dividindo os temas em dois dias de formação e oportunizou a interação da equipe que pôde compartilhar experiências, conhecimentos e esclarecer dúvidas. A Psicóloga Rosilaine Moreira Aquino abordou o tema Transtornos do Neurodesenvolvimento numa linguagem dinâmica muito acessível contribuindo numa melhor compreensão sobre como lidar com nossas crianças/adolescentes neurodivergentes.
Irmã Tania Maria Cordeiro e a Coordenadora pedagógica, Dayse Camilette, trouxeram a identidade do Sistema Preventivo e sua forma de atuar dentro do perfil Salesiano. A abordagem alinhou-se com a temática anterior mostrando a necessidade de ter um olhar sensível e único para cada criança e a partir de suas demandas propor ações que contemplem essas necessidades respeitando cada indivíduo e promovendo seu direito à cidadania e vida. E, para fechar esse ciclo formativo, o Assistente Social Roberto Dornelas Vilete apresentou a política do SUAS – Sistema Único de Assistência Social e o Terceiro Setor trazendo reflexões acerca da garantia de direitos na assistência social por se tratar de política pública prevista na Constituição Federal, bem como, a atuação do terceiro setor junto a tal política, enfatizando a atuação da Vill’agindo inserido na proteção social básica.
Realizado breve resgate histórico sobre a evolução da política pública de assistência social no Brasil, descontruindo conceitos do assistencialismo, fomentada a participação no controle social associado as políticas públicas e sociais existentes no município e apresentadas formas de acesso a serviços, programas, projetos e equipamentos existentes nas três esferas de governo, assim oportunizando aos educadores a formação crítica e pensante da realidade compreendendo as subjetividades e expressões da questão social existentes principalmente no território de atuação da Obra Vill’agindo através de exemplos e casos já experenciados neste contexto.